sábado, 1 de janeiro de 2011


Ano Novo, política nova


Vamos começar o ano novo com novos governantes e parlamentares. Assim como agora, me recordo de 2003 quando o presidente Lula assumiu pela primeira vez a presidência. Na época me deu um friozinho na barriga. Eu tinha muitas dúvidas em relação a ele como governante maior do país e confesso, temia também, um retrocesso na democracia caso ele não desse conta do enorme responsabilidade que estava assumindo.

Hoje em relação a presidenta Dilma, o sentimento é diferente.Entendo que os oito anos de Lula e a estabilidade conquista nesse período me dão mais segurança em relação a um bom governo dela.Até porque ela fez parte do governo que se encerra.O fato de uma mulher assumir pela primeira vez a presidência é algo que me deixa mais tranqüilo ainda.As mulheres de uma maneira geral, tem uma capacidade fantástica de administrar os problemas.

Em relação ao governo estadual o retorno de Geraldo Alckmin tem tudo para se transformar numa das melhores gestões da administração pública. Geraldo conhece como poucos a maquia estadual e pode trazer muitos benefícios para a população, em especial para os mais carentes. O bom relacionamento dos nossos políticos com o novo governador deve resultar em obras pontuais como um novo trevo de acesso a cidade e a transposição da Via Anhanguera na altura da rodoviária, só para ficarmos nessas duas.

Depois de um bom período, Jundiaí voltará a ter um representante no Congresso Nacional. Mesmo sendo da oposição e novato na Câmara Federal, Luiz Fernando Machado, pode dar maior visibilidade as necessidades da nossa cidade e região. Articulado, o jovem Deputado Federal poderá ganhar projeção no cenário nacional se focar nos projetos que sejam de interesse da população, mas não esquecendo porem, que seu compromisso maior é com a nossa cidade.

Em nível estadual, depois de um grande período também voltaremos a ter dois deputados na Assembléia Legislativa. O mais interessante é que Ary Fossen e Pedro Bigardi já têm bagagem na função. Experiente o Deputado Estadual Ary conhece como poucos os bastidores do Palácio Nove de Julho no Ibirapuera. Isso pode fazer uma grande diferença nas articulações para colocá-lo numa posição de destaque da nova mesa diretora,quem sabe até na presidência.

Pedro teve uma passagem não muito longa, pois assumiu depois de muitas batalhas jurídicas, o cargo de deputado. Depois, quando já estava estabilizado,sendo inclusive na lider de seu partido, teve que deixar a cadeira devido a outro imbróglio jurídico. Mesmo assim ganhou destaque na sua gestão, tanto que foi eleito com uma boa votação no PC do B.

Na administração municipal o fato novo é Julio Cesar Oliveira na presidência do legislativo local. Com relação ao executivo o ano promete em termos de obras. Notadamente aquelas que vão beneficiar a região da Ponte São João. E, depois de muito tempo, deveremos ter a finalização da reforma na Avenida 9 de Julho.

Em se tratando de bastidores não será nenhuma surpresa se houver modificações na estrutura do primeiro escalão da prefeitura. Só pra não esquecer, 2011 começa agora no calendário normal, mas em política estamos bem adiantados. O ano de 2012 já chegou e está em pleno curso. Para finalizar desejo a você um feliz ano novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário